O grupo Expressão Poética promove, nesta quinta-feira (15), às 19h30, a leitura dramática "Guerras aos dragões e atos de heroísmo - a palavra em cena". A adaptação do roteiro de Alandeson de Jesus Vidal será apresentada no auditório Helvécio Barros, localizado na avenida Nações Unidas, 8-9, nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura. 673742
O texto trata da loucura e dos valores que o sistema impõe às criaturas e também do companheirismo e da amizade. Transformada em leitura dramática pela atriz e arte-educadora Regina Ramos, a história tem como protagonista Emanuel e seus amigos: Francisco, Maria e Ricarda, que são severamente tolhidos e perseguidos por César, o chefe da clínica psiquiátrica em que estão presos por seus padrões supostamente fora da realidade.
Poeta, escritor e integrante do grupo Expressão Poética, Alandeson de Jesus Vidal nasceu em 29 de fevereiro de 1976, em Feira de Santana (BA), e atualmente reside em Bauru, onde é defensor público. Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, seu roteiro foi apresentado em abril nas escolas estaduais Christino Cabral e Marta Aparecida Hjertquist Barbosa (Caic) e agora encerra sua turnê.
O espetáculo contará com interpretação de libras e audiodescrição (AD). Além de Regina Ramos, também integram o elenco Majô Jandreice (César) e os poetas/interpretes do grupo Expressão Poética : Reginaldo Furtado (Emanuel), Kristinna Oliveira (Ricarda), Amanda Helena Gimeno (Maria) e Noah Leonardo (Francisco). Ao final do evento, será realizado um sarau da 19ª edição do Festival Internacional de Poesia Palabra en el mundo, que o Grupo Expressão Poética participa desde 2014.
A coordenação é de Ana Maria Barbosa Machado, a produção artística de Talita Neves e a sonoplastia de Giuseppe Olímpio.