
Três policiais militares foram afastados de suas funções após a divulgação de um vídeo que mostra um homem agredido durante abordagem na Zona Sul de São Paulo. As imagens, gravadas na madrugada de domingo (18), no bairro Jardim das Imbuias, mostram o homem caído no chão enquanto é alvo de chutes e golpes de cassetete dos agentes, sem apresentar reação. A informação é do G1.
Leia mais: Homem acusa PM de agressão e de forjar prisão por tráfico em SJC
O registro, feito por uma testemunha, mostra os policiais -- uma sargento e dois soldados do 27º Batalhão da Polícia Militar -- cercando o pedestre. Um deles desfere pelo menos 20 golpes de cassetete e o chuta no abdômen. Outro também participa das agressões, enquanto o terceiro observa a cena com uma arma nas mãos, sem interferir.
Após a repercussão do vídeo nesta terça-feira (20), os três policiais foram recolhidos à Corregedoria da PM, no Centro da capital, onde agora desempenham funções istrativas. A corporação também determinou que eles participem de aulas sobre direitos humanos e procedimentos operacionais.
Em nota ao G1, a Polícia Militar afirmou que a conduta dos agentes “não condiz com as diretrizes da corporação” e que foi instaurado um Inquérito Policial Militar para apurar o caso. “Desvios de conduta ou excessos não são tolerados pela PM, que pune com rigor os agentes que não cumprem os protocolos da Corporação”, diz o comunicado.
Ainda de acordo com a PM, o homem abordado pilotava uma motocicleta roubada e possui antecedentes por roubo e sequestro. Ele foi preso e levado ao 101º Distrito Policial, onde permaneceu à disposição da Justiça. A ocorrência foi registrada como receptação, adulteração de sinal identificador de veículo e localização de veículo roubado.
A identidade da vítima ainda não foi confirmada oficialmente.