
Neste mês de maio e ao longo de junho, a emoção vai tomar o palco das Casas do Idoso de São José dos Campos. O público poderá conferir apresentações protagonizadas por moradores da cidade que participaram das oficinas do “Palavra EnCena” — projeto que nasce do encontro entre arte, cultura e vivência comunitária.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Fruto do trabalho do Ponto de Cultura Montanha Encantada, com apoio da Lei Paulo Gustavo, o projeto transforma memórias, corpos e vozes em cenas que celebram a identidade local e fortalecem os laços entre gerações.
As atividades, realizadas nas regiões Sudeste (Putim) e Sul (Vale do Sol), envolveram cerca de 25 pessoas de diferentes idades e histórias de vida em processos criativos voltados às artes da cena — como o teatro, a música e a dança.
Foram, ao todo, quatro meses de encontros e vivências artístico-pedagógicas construídas a partir da escuta ativa e do respeito ao tempo e às referências de cada participante, o que conferiu ao projeto uma identidade coletiva, plural e afetiva.
“A proposta foi oferecer uma experiência criativa e sensível com as linguagens da cena, e, a partir disso, transformar essas vivências em apresentações que pudessem dialogar com o público. Ver o desenvolvimento de cada pessoa e o acolhimento dentro do grupo tem sido algo emocionante”, disse Roberval Rodolfo, idealizador do projeto.
Mais do que apresentações, o Palavra EnCena oferece uma oportunidade de valorização cultural e de visibilidade para vozes que, muitas vezes, não encontram espaço nos palcos. Os espetáculos são gratuitos e abertos ao público, e prometem encantar por sua autenticidade, alegria e potência simbólica.
A ação é viabilizada por meio do edital Lei Paulo Gustavo SP Nº 24/2023 – Pontos de Cultura e Territórios Culturais, e reforça o compromisso do Ponto de Cultura Montanha Encantada com a democratização do o à arte, o fortalecimento de vínculos e a construção de uma memória coletiva através da cultura.
Confira a agenda de apresentações:
21/05, quarta, às 13h30 – Casa do Idoso Centro (Rua Euclides Miragaia, 508, Centro)
22/05, quinta, às 14h – Casa do Idoso Norte (Rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, Santana)
03/06, terça, às 14h – Casa do Idoso Leste (Rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde)
05/06, quinta, às 14h – Casa do Idoso Sul (Av. Andrômeda, 2601, Bosque dos Eucaliptos)
Entrada gratuita