CARROS ANTIGOS

Museu Carde traz novidades para os apaixonados por carros no Vale

Por Rayane Ricardo | Campos do Jordão
| Tempo de leitura: 2 min
Rayane Ricardo/OVALE
Único e exclusivo, este modelo da Ferrari é um dos seis exemplares similares fabricados.
Único e exclusivo, este modelo da Ferrari é um dos seis exemplares similares fabricados.

Atenção, apaixonados por automóveis: o Museu Carde, em Campos do Jordão, vai realizar a 'Mantiqueira Week' em 2026, um concurso de carros. A informação foi divulgada por Luiz Goshima, diretor do museu, a OVALE.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

A 'Mantiqueira Week' será um concurso de elegância de carros, com entre 120 e 150 veículos. Mais informações devem ser anunciadas em breve. O concurso tem data para o 1° semestre de 2026.

Além do evento, Goshima também estuda a possibilidade de permitir a visitação dentro da reserva técnica, espaço onde o museu guarda os próximos carros que serão expostos no museu principal. Em totalidade, somam aproximadamente 120 carros.

Novos modelos no museu

Depois de 4 meses da inauguração oficial, o museu trouxe novidades para seu acervo de carros.

Com a chegada da Ferrari 212 Inter Coupe 1953 e do Pegaso Z-102 Berlinetta Series II 1954, o público pode visitá-los desde a última sexta-feira (28).

Produzido pela Ferrari a partir de 1950, o modelo 212 traz em sua estrutura um motor V12, de 2,5 litros, de 170 cavalos de potência, alcançado uma velocidade máxima de 200 quilômetros por hora. Único e exclusivo, o carro é um dos seis exemplares similares fabricados.

Já o Pegaso, considerado para a sua época o automóvel de produção em série mais rápido do mundo, foi fabricado para competir diretamente com a Ferrari. Seu nome evidenciava a rivalidade com a empresa italiana, está representada pelo Cavallino Rampante.

Construído em Barcelona, na Espanha, ele possui um motor V8, de 2,8 litros e 195 cavalos de potência, capaz de atingir a velocidade máxima aproximada de 240 quilômetros por hora. O modelo faz parte de uma pequena tiragem de sete unidades construídas.

Interessados podem visitar os dois modelos de quinta a segunda-feira, das 10h às 18h. Os ingressos são disponibilizados na bilheteria ou no site .

Segundo Goshima, os carros ficarão no Carde por 5 anos, em seguida, serão expostos em outros espaços. O museu possui duas outras sedes espalhadas pelo mundo, sendo uma nos Estados Unidos e a outra na França.

Sobre o Carde

O Museu Carde é um dos pilares construídos pela FLMA (Fundação Lia Maria Aguilar), responsável por auxiliar com projetos educativos e culturais em Campos do Jordão.

Com atuação independente e sem fins lucrativos, a Fundação completou 16 anos trabalhando com arte, cultura, educação, saúde e desenvolvimento social na cidade.

Comentários

Comentários