ÔNIBUS

Estação de conexão do transporte é alvo de críticas em Taubaté

Por Sessão Extra | Taubaté
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação/PMT
Estação foi implantada na entrada do Cecap 1
Estação foi implantada na entrada do Cecap 1

Críticas
A primeira estação de conexão do transporte público de Taubaté, que entrou em operação no último sábado (10), no Cecap, foi alvo de uma série de críticas por parte de moradores.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Baldeação
A principal crítica foi sobre a necessidade dos ageiros desembarcarem dos veículos na estação e serem obrigados a esperar outro ônibus para seguir viagem. "Você vem cansado, no ônibus cheio, aí tem que descer e esperar outro ABC", disse uma moradora. "Fico pensando quem vem embora do serviço à noite e tem que descer do ônibus e ficar esperando outro ônibus para ir embora para casa", afirmou outra.

Horários 1
Outros ageiros reclamaram de alterações nos horários dos ônibus. "O ônibus que entrava na Chácara Flórida às 5h, agora a 5h25, atrasando o pessoal que dependia desse horário para trabalhar", disse uma moradora. "Moro no Chácara Flórida. Agora só tem duas opções de horário de manhã, às 6h30 ou 7h30. Ficou inviável. Pode até ser mais rápido para o meu destino, porém tiraram as opções de horários. Ou chega muito cedo ou muito tarde", afirmou outra.

Horários 2
"Sou morador do Maracaibo e pego a linha das 6h para chegar ao meu trabalho às 7h, que fica na Independência. Antes conseguia chegar no horário, mas hoje chegarei atrasado pois ele chega no Cecap e o próximo ônibus que a na Avenida Itália é só às 6h55. Se essa mudança foi feita para melhorar, não deu certo", disse um ageiro.

Estrutura 1
Outra reclamação constante foi sobre a falta de estrutura da estação. "Não a de um ponto de ônibus", disse uma moradora. "Chamar um mero ponto de ônibus de estação de conexão é uma piada de mau gosto", afirmou um morador. "Essa estrutura não pode ser chamada de estação, ela é ainda pior que o ponto de ônibus", disse outra moradora.

Estrutura 2
"Todos esperando uma estação menor que a Rodoviária Velha, com banheiro, lugar para tomar água, lavar as mãos, e eis que surge essa pouca vergonha", disse um morador. "Nem banheiro tem, é uma vergonha", afirmou uma moradora. "Quando se fala em estação de conexão, imagina-se um espaço amplo, bem equipado e com condições necessárias para abrigar muitas pessoas. Porém, nesse caso, é só um ponto de ônibus um pouco melhorado", reclamou um morador.

Resposta 1
Questionadas pela coluna, Prefeitura e ABC alegaram, em nota conjunta, "que o novo sistema de transporte público, que entrou em vigor com alterações nas linhas, representa uma etapa importante no processo de modernização e ampliação do serviço em nossa cidade", e que "é natural que, neste momento de transição, surjam dúvidas e a necessidade de adaptação por parte dos usuários", mas que "as mudanças trazem avanços significativos, como o aumento de 18% na oferta de viagens, ampliando o atendimento à população".

Resposta 2
Sobre a linha Chácara Flórida, a nota afirma que "a região ou a contar com o reforço" da nova linha 28 (Bonfim/Rodoviária Velha), que foi "criada justamente para melhorar a cobertura e o atendimento no local", enquanto "o bairro Maracaibo teve um expressivo aumento de 70,6% nas viagens, ando de 9 para 15 viagens diárias".

Resposta 3
O comunicado cita ainda que "estão previstos estudos para formas de otimizar a estrutura física" da ECO Cecap e que, "durante esse período de adaptações, equipes da concessionária ABC Transportes e da Secretaria de Mobilidade Urbana estão reforçadas na nova estação de conexão, orientando ageiros sobre linhas, itinerários e horários". "Foram disponibilizados três ônibus reservas para os horários de pico, uma frota de apoio com três veículos para emergências, além de profissionais embarcados nos ônibus, que acompanham os ageiros desde o embarque até o final do percurso, prestando informações e esclarecimentos", diz a nota.

Comentários

Comentários