
Balanço
O projeto Guardiã Maria da Penha, da GCM (Guarda Civil Municipal) de Taubaté, registrou aumento de 40% nas ações de acompanhamento a mulheres com medidas protetivas no primeiro quadrimestre, no comparativo com o mesmo período do ano ado.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Dados
O programa, que realiza visitas regulares às assistidas, registrou 680 ações preventivas entre janeiro e abril deste ano. No mesmo intervalo de 2024, foram contabilizados 483 atendimentos. Apenas em abril, a equipe especializada da GCM realizou 208 visitas programadas, um aumento de 69% em relação ao mesmo mês de 2024, que teve 123 ações.
Guardiã
"O crescimento das ações é reflexo direto do fortalecimento da estrutura do projeto, que ou a contar com mais uma viatura exclusiva, dobrando a capacidade de atuação das equipes nos atendimentos. As duplas responsáveis pelas visitas são sempre compostas por uma agente feminina e um agente masculino, ambos capacitados para oferecer um atendimento humanizado e sensível às necessidades das mulheres em situação de violência", afirmou a Prefeitura.
Aplicativo
"O projeto Guardiã Maria da Penha é uma importante ação de enfrentamento à violência doméstica no município e também conta com apoio da tecnologia. Um dos recursos utilizados é o aplicativo Maria da Penha, que possui uma função S.O.S: ao ser acionada, a funcionalidade envia um alerta ao CGI (Centro de Gestão Integrada), que encaminha imediatamente uma equipe ao local da ocorrência", completou a Prefeitura.