
Um homem morreu após tentativa de assalto a policiais do Baep que estavam em uma viatura descaracterizada em São José dos Campos.
O caso aconteceu na noite desta quarta-feira (21), na Rua Joel de Paula, no Jardim São José 2. O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial e segue em investigação.
De acordo com o boletim de ocorrência, os quatro policiais envolvidos estavam em operação de inteligência no bairro Jardim Santa Luzia 2, com o objetivo de apurar denúncias de tráfico de drogas.
Para não levantar suspeitas, eles utilizavam uma viatura descaracterizada, um Fiat Mobi prata, pertencente à Polícia Militar.
Durante o deslocamento pela rua Joel de Paula, os agentes encontraram uma barricada de entulhos obstruindo a via, o que os obrigou a parar o carro.
Três dos policiais desembarcaram do veículo para avaliar a situação e liberar o caminho, quando foram surpreendidos por dois homens, sendo que um deles estaria armado.
Tiros.
Segundo o depoimento dos PMs, o homem armado anunciou um assalto.
Diante da agressão, os policiais reagiram e cada um efetuou dois disparos de arma de fogo, totalizando seis tiros contra o homem armado, que caiu ao solo.
O segundo suspeito conseguiu fugir do local antes da chegada das viaturas de apoio.
O homem ferido, de 41 anos, foi socorrido e encaminhado ao Pronto-Socorro da Vila Industrial, mas não resistiu aos ferimentos.
Investigação
A Polícia Militar acionou o Instituto de Criminalística, que compareceu ao local. No local da ocorrência foram recolhidos: 6 cartuchos deflagrados; um revólver calibre .38, que estaria com o homem que anunciou o assalto; 4 pistolas Glock .40 pertencentes aos PMs envolvidos; 51 projéteis, sendo 13 relacionados a cada um dos três PMs que atiraram, e 6 ao revólver do suspeito.
Todas as armas foram apreendidas e encaminhadas para exames de recenticidade de disparo, bem como os exames residuográficos nos policiais militares, para comprovação técnica dos disparos efetuados.
Ficha criminal.
Embora os policiais tenham declarado não conhecer o suspeito até o momento da ação, a Polícia Civil localizou e anexou ao inquérito um dossiê criminal da vítima fatal, com registros de envolvimento anterior em crimes patrimoniais, como roubos.
Até a manhã seguinte ao crime, nenhum familiar ou testemunha civil havia sido localizado. A Polícia Civil reforçou que o caso está sendo registrado para posteriores apurações, com coleta de imagens, oitivas e laudos periciais.
A ocorrência foi registrada na Central de Polícia Judiciária (J). A tipificação inicial é de homicídio decorrente de oposição à intervenção policial, com excludente de ilicitude por legítima defesa.