TRANSPORTE NO VALE

Supercomputador de R$ 29 milhões do Inpe será levado para o tec

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/Inpe
Produzido nos Estados Unidos, o equipamento chegou ao Brasil na última terça-feira
Produzido nos Estados Unidos, o equipamento chegou ao Brasil na última terça-feira

Na manhã dessa sexta-feira (23), o novo supercomputador do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) será transportado do aeroporto de São José dos Campos para o tec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), em Cachoeira Paulista.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Produzido pela empresa HPE-Cray, dos Estados Unidos, o equipamento chegou ao Brasil na última terça-feira (20).

Foram investidos cerca de R$ 29 milhões no supercomputador, o mais avançado para a previsão de tempo e de clima do país. Entre outras melhorias, a capacidade de armazenamento de dados de alta performance é 15 vezes maior em relação ao atual sistema.

Em operação, o supercomputador permitirá o desenvolvimento de simulações ambientais mais detalhadas e precisas, o avanço no monitoramento e previsão de eventos extremos e o fortalecimento dos estudos sobre mudanças climáticas.

A operação para o transporte do supercomputador será realizada entre 8h e 10h, no aeroporto de São José dos Campos, e será acompanhada pela direção do Inpe.

Comentários

Comentários