Um homem de 37 anos e seu filho, de 7 anos, foram salvos de um afogamento na Praia Grande, em Ubatuba, na tarde do último sábado (17). O salvamento foi realizado pelo soldado Thiago, do GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo), que identificou sinais da fase inicial de afogamento — conhecida como fase de angústia — e agiu com rapidez para evitar uma tragédia. 6p3y5h
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
As vítimas estavam sendo arrastadas por uma corrente de retorno. O menino estava sobre uma prancha de espuma e manteve a calma, enquanto o pai apresentava sinais de cansaço e desorientação. Essas reações indicam o primeiro estágio do afogamento, quando a pessoa ainda tenta se manter à tona, mas já enfrenta dificuldades motoras e respiratórias.
Após o resgate no mar, o soldado conduziu pai e filho com segurança até a areia, onde recebeu apoio da equipe de resgate aquático.
O GBMar reforça o alerta sobre o risco das correntes de retorno. Em todas as praias guarnecidas de Ubatuba há sinalização específica. A orientação é procurar os guarda-vidas para saber os pontos mais seguros para banho. A prevenção é a melhor forma de garantir um dia tranquilo no mar.