
O São Paulo venceu o Alianza Lima por 2 a 0 nesta terça-feira (6), no estádio Alejandro Villanueva, em Lima, no Peru, pela quarta rodada do Grupo D da Copa Libertadores. André Silva foi o autor dos gols tricolores na partida.
Com o resultado, o São Paulo garantiu 100% de aproveitamento fora de casa na fase de grupos da Libertadores, já que também havia triunfado contra o Talleres, em Córdoba, na Argentina, e Libertad, em Assunção, no Paraguai.
A vitória fez o São Paulo ir a dez pontos, liderando o seu grupo na competição, e o aproximou da classificação para as oitavas de final tendo mais dois jogos a serem disputados, ambos em casa. O Libertad é o vice-líder, com seis, e o Alianza Lima aparece na terceira colocação, com quatro tentos. Já o Talleres, lanterna, perdeu seus três jogos na Libertadores.
O São Paulo volta a entrar em campo no próximo domingo (11), às 17h30, contra o Palmeiras, na Arena Barueri, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Já pela Libertadores o próximo compromisso do Tricolor acontece dia 14 de maio, às 21h30, contra o Libertad, no MorumBIS.
O jogo
O São Paulo demorou para levar perigo ao Alianza Lima. A primeira boa oportunidade do Tricolor aconteceu somente aos 25 minutos, quando Matheus Alves recebeu de Ferreirinha na entrada da área e decidiu testar o goleiro, soltando a bomba, mas mandando por cima do travessão.
Aos poucos o time comandado por Luis Zubeldía foi começando a encaixar e na reta final do primeiro tempo conseguiu abrir o placar. Aos 35, a defesa do Alianza Lima tentou afastar o perigo com um chutão, mas Matheus Alves subiu mais alto que a marcação para cabecear ajeitando para André Silva bater no cantinho e colocar o São Paulo em vantagem.
Dois minutos depois, quase o segundo gol do Tricolor. André Silva recebeu na entrada da área e bateu forte, no canto, obrigando o goleiro a fazer boa defesa. No rebote, Alisson dominou dentro da área e levantou no segundo pau para Matheus Alves, que não conseguiu completar para o fundo das redes, vendo a bola carimbar a trave.
Antes do intervalo, o São Paulo ainda teve tempo para ir às redes novamente. Aos 42 minutos, Ferreira recebeu de Matheus Alves, invadiu a área e tocou na saída do goleiro, no cantinho, mas o árbitro marcou o impedimento milimétrico do atacante são-paulino, confirmado posteriormente pelo VAR.
Segundo tempo
Aos 15 minutos, Rafael caiu desacordado ao ficar com a bola, mas se chocar com Quevedo em uma disputa que também contava com Enzo Díaz por perto. O jogador recebeu atendimento médico e, segundos depois, conseguiu se levantar e, surpreendentemente, continuou em campo.
Enquanto Rafael recebia antedimento, Lucas Moura entrou na vaga de Matheus Alves. E foi justamente o camisa 7 que forçou a expulsão de Garcés ao fazer o desarme na saída de bola e ser derrubado pelo defensor para não sair na cara do gol, deixando o São Paulo com um homem a mais em campo aos 25 minutos do segundo tempo.
Logo na sequência, na cobrança de falta, Enzo Díaz levantou na medida para Alan Franco cabecear no segundo pau, carimbando a trave.
Antes do apito final, mais precisamente aos 43 minutos, o São Paulo ampliou novamente com André Silva para garantir os três preciosos pontos fora de casa. Luciano deu e açucarado para André Silva, que bateu de primeira, por baixo das pernas do goleiro, assegurando a vitória e encaminhando a classificação para as oitavas de final da Libertadores.
FICHA TÉCNICA
ALIANZA LIMA 0 X 2 SÃO PAULO
Local: estádio Alejandro Villanueva, em Lima (Peru)
Data: 6 de maio de 2025, terça-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Andres Matonte (URU)
Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Carlos Barreiro (URU)
VAR: Andres Cunha (URU)
Gol: André Silva, aos 35 do 1ºT e aos 43 do 2ºT (São Paulo)
Cartões amarelos: Castillo, Trauco (Alianza Lima); Alan Franco, Ferraresi (São Paulo)
Cartão vermelho: Garcés (Alianza Lima)
ALIANZA LIMA: Viscarra; Huamán, Noriega, Garcés e Trauco; Castillo (Lagos), Lavandeira (Cari) e Gaibor; Quevedo (Delgado), Eryc Castillo e Guerrero (Barcos).
Técnico: Néstor Gorosito.
SÃO PAULO: Rafael; Ferraresi, Ruan Tressoldi e Alan Franco; Cédric Soares (Lucas Ferreira), Alisson, Marcos Antônio (Bobadilla), Alves (Lucas Moura) e Enzo Díaz; Ferreirinha (Luciano) e André Silva.
Técnico: Luis Zubeldía.