SAÚDE E BELEZA

Pele no tempo seco: como evitar ressecamento e dermatites


| Tempo de leitura: 3 min

Outono e inverno são estações com menos chuva, mais vento e frio - um combo perfeito de condições para ressecar a pele, sobretudo quando a gente peca nos cuidados.

Dessa forma, é mais fácil termos alergias, sentir a pele áspera e descamando. Então, vamos de cuidados certos nessa época?

Tempo seco e pouca hidratação:

conheça as consequências

1) Quando a pele não é bem hidratada durante o tempo seco, ela pode sofrer uma série de consequências, como:

2) A pele a a ter um aspecto mais esbranquiçado, áspero e com toque craquelado, porque ela acaba perdendo mais água para o ambiente.

3) A barreira de proteção da pele fica comprometida, o que tende a causar descamações visíveis e muita coceira (principalmente nas pernas e braços).

4) A pele sem hidratação fica mais vulnerável a irritações e inflamações. Com isso, produtos que normalmente não todo dia até mesmo sabão em pó ou amaciante das roupas.

5) Em casos mais graves, o ressecamento causa fissuras, principalmente em regiões como lábios, mãos, pés e cotovelos.

6) Há mais probabilidade de inflamações e dermatites, pois a barreira da pele é nossa primeira defesa contra microrganismos. Quando ela está danificada, é mais fácil bactérias e fungos penetrarem.

7) Outro caso mais de médio e longo prazo é o envelhecimento precoce. A falta de hidratação favorece o aparecimento de linhas finas e rugas e a pele perde elasticidade e viço com mais facilidade.

Como cuidar da pele no tempo seco

Hidrate a pele diariamente (e mais de uma vez, se precisar)

Use hidratantes logo após o banho, com a pele ainda úmida — isso ajuda a "selar" a hidratação. Se a pele estiver muito ressecada, reaplique o hidratante durante o dia (principalmente em mãos, pés e rosto). Produtos com ureia, glicerina, ácido hialurônico, ceramidas e manteiga de karité na composição tendem a ser mais potentes.

Caso tenha pele sensível, opte por hidratantes sem cheiro e sem cor.

Evite banhos muito quentes e demorados

A água quente retira a oleosidade natural da pele, deixando-a mais ressecada. Prefira água morna e use sabonetes suaves, de preferência hidratantes ou glicerinados com base vegetal.

Beba bastante água

A hidratação começa de dentro pra fora! Mesmo sem sentir sede, o corpo precisa de água para manter a pele viçosa e saudável. Além da água em si, nos dias frios os chás podem ser uma boa ajuda - opte pelos naturais, como de hortelã, chá verde, camomila e cia.

Use um bom protetor solar

Mesmo em dias nublados ou frios, o sol continua agindo na pele. A radiação UV contribui para o ressecamento e envelhecimento precoce. Então, aplique seu filtro como de costume e reaplique ao longo do dia, tanto no rosto quanto nas outras partes do corpo que ficam expostas.

Cuide da pele antes de dormir

Use um creme mais nutritivo à noite, quando a pele está em modo de regeneração. Dá pra apostar em óleos vegetais (como óleo de rosa mosqueta ou óleo de amêndoas) para regiões mais secas.

Hidrate os lábios também

Lábios rachados são supercomuns no tempo seco. Use hidratantes labiais com manteiga de cacau, lanolina ou bepantol.

Tratamentos para potencializar

a hidratação

Alguns tratamentos podem potencializar a hidratação da pele, é o caso do skinbooster, que devolve o viço à pele. Além disso, as limpezas de pele são bem interessantes para que os produtos penetrem melhor na sua pele.

Além dessas dicas, mantenha em dia suas consultas ao dermatologista. No tempo seco, é mais fácil a pele apresentar dermatites ou descamações. Quanto antes isso for identificado e tratado, mais rápida vem a cura.

Comentários

Comentários