CULTURA

Artistas independentes são destaque em festivais

da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Uma das atrações em edições anteriores
Uma das atrações em edições anteriores

Até domingo (11), Bauru recebe dois eventos que, apesar de diferentes em formato e foco, compartilham uma mesma essência: valorizar a produção cultural local por meio do incentivo a artistas independentes e da diversidade de linguagens. O Festival Ponto de Encontro - Sarau Celebrando Trajetos e o Sarau Fora do Eixo - Edição Orgulho LGBTQIAPN ocupam espaços públicos e independentes com teatro, música, dança, hip hop, circo e performance (programação no QR Code abaixo).

Criado em 2019, o Festival Ponto de Encontro chega à sua 12ª edição com uma curadoria que busca renovar o olhar sobre a cena artística bauruense. A seleção dos 36 artistas participantes se deu por meio de indicações entre os próprios artistas, formando uma rede de troca e reconhecimento.

Já o Sarau Fora do Eixo, realizado pelo Coletivo Eixo 6, encerra sua temporada de 2025 no sábado (10) com uma edição voltada exclusivamente a artistas LGBTQIAPN . Criado como um espaço de experimentação cênica, o Sarau hoje circula por diferentes espaços culturais, com estrutura pensada para garantir ibilidade e participação diversa.

ATRAÇÕES

Reunindo mais de 40 atrações, ambos os eventos foram viabilizados por meio da Secretaria de Cultura de Bauru, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. Segundo Talita Neves, produtora artística do Festival Ponto de Encontro, a seleção dos 36 artistas desta edição foi feita com base em indicações de participantes de edições anteriores. "Solicitamos aos artistas que já integraram o festival que sugerissem outros nomes da cena local. A partir disso, realizamos a curadoria, com o objetivo de circular cada vez mais artistas bauruenses para o público", explica.

Para Xel Magalhães, responsável pela curadoria do Sarau Fora do Eixo, o processo seletivo via chamamento público foi uma estratégia para incluir artistas fora dos circuitos tradicionais. "O chamamento nos permite conhecer artistas que ainda não estão no radar, mas que têm trabalhos alinhados com a arte que buscamos", afirma.

Além das apresentações, a estrutura do Sarau foi pensada para garantir ibilidade, adotando tradução simultânea em Libras em todas as edições, garantindo que a arte chegue a todos os públicos.

Desde sua criação, o Festival Ponto de Encontro contabiliza mais de cem artistas participantes em diferentes regiões da cidade. O Sarau Fora do Eixo, por sua vez, realizou duas edições em 2025, com foco em Carnaval e Dia das Mulheres, reunindo mais de 2 mil espectadores nas edições anteriores somadas.

Ambos os eventos são realizados por coletivos locais: o Ponto de Encontro é organizado pela produtora Alumia Criativa, enquanto o Sarau Fora do Eixo é uma ação do Coletivo Eixo 6 Teatral. Além da programação artística, as atividades incluem feiras de economia criativa e exposições ao vivo de artes visuais.

Serviço:
Sarau Fora do Eixo - Edição Orgulho LGBTQIAPN
Sábado (10), a partir das 17h. Entrada gratuita. Na Casa Mangue, a rua Nobile di Piero 1-31, Centro. Confira as atrações à direita.

Festival Ponto de Encontro -
até domingo (11). Entrada gratuita. Nesta sexta ocorre acontece a partir das 19h, no Teatro, avenida Nações Unidas 8-9. No sábado (10), no Jardim Botânico, a partir das 10h. Já no domingo, das 16h em diante no Espaço Gaia, rua Mário dos Reis Pereira 3-139. Veja a programação completa no QR Code aqui abaixo.

Comentários

Comentários