
A 2.ª Jornada de Tradução Audiovisual (Jotav), que acontece de quarta a sexta, do dia 14 a 16 de maio, contará com a presença do diretor e professor Gilberto Alexandre Sobrinho. Ele exibirá seu novo curta-metragem 'Poema para o trabalhador da cidade'. A sessão acontece na quinta-feira, às 19h, na sala 01 do campus da Unesp em Bauru, seguida de debate com o cineasta.
O documentário de 21 minutos presta homenagem ao artista Vitoriano dos Anjos, nascido em Salvador, no século 18, e autor do Altar-mor da Catedral Metropolitana de Campinas. Apesar da beleza de sua obra, a trajetória de Vitoriano permanece desconhecida do grande público — lacuna que Sobrinho busca reparar com sensibilidade e rigor estético.
Docente do Instituto de Artes da Unicamp, o diretor é reconhecido por abordar em seus filmes temas ligados à experiência afro-diaspórica. Natural do Interior paulista, Sobrinho tem sólida formação acadêmica, com pós-doutorado na Universidade de Nova York e atuação internacional como professor convidado.
A jornada, promovida pelo Grupo de Pesquisa Mídia ível e Tradução Audiovisual (Matav), mescla atividades online e presenciais. Além da exibição do curta, a programação inclui oficinas, comunicações acadêmicas e palestras com convidados do Brasil, Argentina e Espanha.
A participação no evento é gratuita, mas há opção de certificado mediante taxa de R$ 10. O evento contará com outros nomes de destaque, inclusive, com participações internacionais. A programação completa e mais informações estão disponíveis em www.jornadatav.com.