
Em sessão morna, a Câmara de Bauru aprovou nesta segunda-feira (12) dois projetos de lei (PLs) de autoria do vereador André Maldonado (PP). Os dois aram por unanimidade.
A primeira proposta, já discutida em outra ocasião mas cuja deliberação foi adiada para a sessão de ontem, torna obrigatória a orientação de primeiros socorros a pais e responsáveis por recém-nascidos em hospitais, maternidades. Uma emenda também aprovada estende a obrigação às unidades de saúde da rede municipal.
O objetivo, de acordo com o parlamentar, é capacitar o público para casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção da morte súbita, por meio da manobra de Heimlich.
Os vereadores Eduardo Borgo (Novo) e Estela Almagro (PT) itiram ter dúvidas sobre o texto, especialmente com relação à implementação e viabilidade da política pública. Contudo, votaram a favor da matéria.
O segundo projeto institui a "Campanha de Orientação às Pessoas Idosas contra Fraudes e Golpes no Comércio Eletrônico e na Internet". A iniciativa deverá ser realizada anualmente, preferencialmente na semana do dia 1º de outubro, quando se celebra o Dia Internacional das Pessoas Idosas.
Em discurso, Maldonado afirmou que a campanha visa conscientizar e capacitar o público acima de 60 anos para lidar com riscos no ambiente digital.