
Vale tudo na luta pelo poder? Para os protagonistas de Otelo e Ubu Rei, vale. Vale até matar e morrer. Com tramas distintas, os dois espetáculos vasculham os limites éticos do ser humano e mostram como a ganância e a vaidade são capazes de motivar a tomada do poder.
Em Otelo, Iago quer vingar-se de Otelo por ter promovido o jovem Cassio em seu lugar. Já em Ubu Rei, é Pai Ubu e sua amada, Mãe Ubu, que derrubam o rei em busca da coroa. Prepare-se para rir: o debate aqui é na base do bom humor.
O ator bauruense Juliano Dip vive Bugrelau, que vê seu pai assassinado por Pai Ubu e o plano de tomada de poder da Mãe Ubu, vivida pela atriz Esther Góes. "Esther traz a história do teatro consigo, desde sua agem pelo Teatro Oficina, seus sucessos na TV, é uma atriz capaz de transitar por todos os gêneros com primor e muita humildade", afirma Dip.
A última vez trouxe uma peça de teatro para a cidade, ele se espantou com a falta de espaço para as artes. "Rodamos o Estado todo nos últimos quatro anos e eu não conseguia vir para Bauru. Não tinha local, o Municipal fechado, os anos ando e nada. Fizemos nossa apresentação em um espaço pequeno, fomos muito bem acolhidos pelos artistas locais, amigos de longa data, mas faltou estrutura para receber o público. Muita gente ficou de fora. Agora, Habemus Teatro", comenta o ator.
Otelo
Com direção do inglês John Mowat, será na sexta-feira (23), às 20h. É uma livre adaptação da peça de William Shakespeare, uma abordagem cômica desta grande tragédia, que lida com temas universais e atemporais como o racismo, o amor, os ciúmes, a traição, a vingança e o arrependimento. No elenco, Armando Liguori, Beatriz Poza, Natalia Albuk, Paulo Dantas e Augusto Marin
A inversão da etnicidade de Desdêmona e Otelo oferece uma nova visão sobre a relação deste casal. Desdemona, é negra e Otelo é um general velho e branco. Cinco atores interpretam todos as personagens, sendo que um deles não apenas representa um juiz e um cão, mas 52.724 soldados do exército veneziano.
Ubu Rei
No sábado (24) é a vez de Ubu, às 20h. A peça é baseada no texto de Alfred Jarry, com direção de Armando Liguori Júnior, tradução e concepção de Augusto Marin. O grupo traz para a montagem uma releitura contemporânea de Ubu Rei, de Alfred Jarry, com referências sobre o Brasil, os artistas, o teatro e as cidades que percorre. No Elenco, Augusto Marin, Esther Góes, Ricardo Sequeira, Natalia Albuk, Armando Liguori, Juliano Dip, Paulo Dantas e Fabio Godinho.
Encontro com artistas
No sábado (24), das 15h às 17h, acontece, na sede do grupo Arte em Cena Produtora Teatral, situada na rua Ezequiel Ramos 6-77, prédio da Transurb, gratuitamente, um encontro com artistas e produtores locais, com Augusto Marin e Luciane Ortiz, gestores e produtores culturais, que abordarão noções básicas sobre formatação de projetos e prestação de contas para leis de incentivos (Rouanet, Proac), Editais do Proac, Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc e valiosas dicas. O encontro será gratuito e basta se inscrever pelo e-mail: [email protected] ou se inscrever na hora.
Serviço
O Teatro Municipal fica na avenida Nações Unidas, 8-9
Instagram Commune - @teatrocommune - augustomarinoficial - lucianeortiz