TRANSPORTE!

Sindicato ameaça paralisação dos ônibus em Piracicaba

Por Will Baldine | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
O transporte coletivo urbano de Piracicaba pode ser interrompido a partir de quinta-feira, 29 de maio
O transporte coletivo urbano de Piracicaba pode ser interrompido a partir de quinta-feira, 29 de maio

O transporte coletivo urbano de Piracicaba pode ser interrompido a partir de quinta-feira, 29 de maio, em razão de uma possível greve anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Urbanos de Piracicaba e Região.

A entidade afirma que a paralisação será efetivada caso a empresa Rápido Sumaré não apresente uma contraproposta salarial até quarta-feira, 28 de maio. A categoria, composta por aproximadamente 700 profissionais, em sua maioria motoristas, reivindica a reposição da inflação acumulada e um reajuste de 5% nos salários e benefícios.

Saiba Mais:

A data-base da categoria é 1º de maio. Segundo o presidente do sindicato, João Soares, a pauta de reivindicações foi protocolada na empresa e na Prefeitura há quase um mês, mas não houve avanços nas negociações.

Os trabalhadores solicitam a reposição da inflação dos últimos 12 meses, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que registrou 5,53%, além do reajuste solicitado de 5% sobre salários e benefícios.

Negociação

De acordo com o sindicato, o modelo atual do transporte coletivo na cidade é remunerado por quilômetro rodado, com ree de recursos feito pela Prefeitura. Por esse motivo, a participação do prefeito Helinho Zanatta é considerada necessária nas tratativas. Ainda segundo o sindicato, até o momento, não houve manifestação oficial do chefe do Executivo. As conversas com o secretário municipal do Trabalho, José Luiz Ribeiro, não apresentaram resultados.

Posicionamentos

Em nota, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, informou que o serviço de transporte coletivo é concedido à iniciativa privada. Por isso, a relação contratual ocorre entre a empresa e os funcionários. A istração municipal declarou ainda que espera uma resolução para o ime.

Comentários

Comentários